Quando a festa da vitória virou uma missão impossível por vodca

O fim da Segunda Guerra Mundial foi em maio de 1945, e Moscou virou uma verdadeira balada a céu aberto! [...]

O fim da Segunda Guerra Mundial foi em maio de 1945, e Moscou virou uma verdadeira balada a céu aberto! Soldados, senhoras e crianças pareciam disputar quem comemorava mais, e a cidade inteira explodiu em festa. Mas o que ninguém esperava era o “plot twist” russo: no meio de tanta alegria, a vodca,  o ícone nacional russo, simplesmente evaporou!

Assim que a notícia da rendição alemã saiu no rádio, começou a corrida: gente invadindo bares, lojas, restaurantes, misturando dança, gritos e brindes intermináveis. As autoridades soviéticas, ocupadas demais curtindo também, nem pensaram que as prateleiras poderiam ficar secas. Resultado? Em questão de horas, Moscou ficou sem nada, não sobrou uma gota para contar história!

Os relatos contam que, nos dias seguintes, era mais fácil achar um general alemão do que uma garrafa de vodca na capital. Só voltou ao normal depois que “convocaram reforços” das destilarias fora de Moscou.

Resumindo: nunca subestime a potência de um brinde russo. Eles podem até ganhar uma guerra, mas garantir o estoque de vodca é outra batalha!

Pedro Angelo
Estuda Jornalismo e Inglês na Dalhousie University, Halifax, Canada