Nas manifestações em 7 de setembro de Tarcísio de Freitas e outros líderes na Avenida Paulista, Tarcísio de Freitas cometeu erro que pode comprometer sua eleição para Presidente da República em 2026, ao dizer que “ninguém aguenta mais a tirania de Moraes”, se isolando do centro politico do país para satisfazer as alas mais radicais à direita do bolsonarismo.
As tarifas de Trump para o Brasil prejudicam o país em prol de grupo político específico segundo os seus interesses particulares, o que não é bem visto pela população, conforme as pesquisas de opinião. Adicionalmente, a maioria da população rejeita a ideia de anistia política no caso de crimes contra o Estado de Direito, como a Constituição de 1988, independentemente de possíveis divergências entre os Ministros do STF dentro do processo jurídico.
Adam Przeworski conceitua o erro em ciências sociais como uma relação tripartite entre os objetivos a serem alcançados, as decisões tomadas, e as condições externas que possibilitam ou não a se atingir os objetivos. Se a intenção de Tarcísio é a de se eleger a Presidente da República, então um erro foi cometido.
O que define as eleições no Brasil é o “swing voter”, o eleitor consciente que tende para um lado para o outro, no sentido da maior estabilidade central do país. Tarcísio era percebido como um político mais à direita conservadora do que à direita radical dobolsonarismo. Suas posições ambíguas em relação às tarifas de Trump, e a maior aproximação com a ala radical de direita não lhe são favoráveis.
O que era considerado por alguns como certo, torna-se duvidoso.