Imagem é tudo. E muito mais (por João Carlos Amaral)

Num mundo dominado pela imagem os candidatos a Presidente da República precisam investir no preparo antes de exporem sua imagem junto a um público cada vez mais digital. [...]

Num mundo dominado pela imagem os candidatos a Presidente da República precisam investir no preparo antes de exporem sua imagem junto a um público cada vez mais digital.

Posturas diante das câmeras e elas estão por toda parte, valem por mil palavras.

Antes de serem candidatos, os políticos se tornam, queiram ou não, verdadeiros “artistas”, no teatro da vida.

Seus avatares adquirem vida nas redes sociais, vida própria. E exigem cuidados de suas matrizes do mundo real. Sem abrirem a boca, os candidatos já estão falando: com suas expressões faciais, gestos, olhares, cores de suas roupas. Daí o preparo exaustivo é recomendado por profissionais, que tenham vivência no ramo da imagem.

Eu, como profissional de TV vi em 40 anos de lides, como repórter e âncora por quase 20 só na Rede Globo, vi muitos ficarem nervosos quando estavam diante de uma câmera. Tinham “conteúdo” de ideias, mas muitos não conseguiam equilibrar o que saía pela boca com o que o corpo e a segunda pele, a roupa, expressava. Ficavam nervosos, suando.

Socorro, Estou na TV e agora na Internet saltava aos olhos, num pedido silencioso de um preparo técnico, objetivo.

Diante deste SOS constante escrevi um manual, um passo a passo, com as 10 dicas para quem quer se sair bem diante das câmeras de TV e agora na frente de cada celular sempre à espreita.

Treinei pessoalmente dezenas de políticos e empresários mineiros e de outros Estados simulando entrevistas no estúdio.

Mas depois do Covid tudo vem mudando, passando do treino presencial para o digital. Constato cada vez mais os próprios interessados demandarem fazer o autotreinamento assistindo e praticando as recomendações que dou em 18 vídeos de apenas 3 minutos cada um, que podem ser acessados pela hotmart.com.

Aqui dou minha contribuição ao mercado com os 10 passos, que se observados e treinados diante uma câmera (todas, inclusive dos celulares) certamente darão segurança nas entrevistas – são os 10 passos do media trainning “Socorro Estou na TV e na Internet.” que destaco a seguir.

Passo 1: se preparar sobre o assunto da entrevista. E escolher roupa adequada, sem listras, tecidos lisos, cores discretas: cinza, azul, preto.

Passo 2: olhar para a lente da câmera, para ter interação com quem assiste. Dê 20% ao seu entrevistador e 80% para a câmera. Afinal do outro lado estará seu consumidor/eleitor.

Passo 3: usar uma linguagem coloquial, direta, clara, sem rodeios.

Passo 4: colocar sobre a mesa só as mãos, uma sobre a outra. Se a entrevista for sem uma mesa como suporte, fechar o primeiro botão do paletó, prendendo a gravata. Cruzar as pernas e usar meias longas para não ficar com a canela à mostra desviando a atenção de quem assiste.

Passo 5: para quem usa óculos, que sejam com aros de metal, bem finos para deixarem uma imagem do rosto mais leve e destacarem os olhos na comunicação – os olhos são chamados janela da alma.

Passo 6: chegar para a entrevista meia hora antes para se adequar ao ambiente onde a entrevista será feita.

Passo 7: levar um bloco de papel, caneta.

Passo 8: conversar com o(a), entrevistador(a) antes de ir ao ar ou gravar. Esta interação descontrai e torna a conversa mais coloquial.

Passo 9: vá ao toilette e faça exercícios com os músculos do rosto e com as mãos – recomendados pelo seu fonoaudiólogo(a). Se não tem, contrate logo um.

Passo 10: desligue o celular. E boa sorte.

Pense nisso!!!


João Carlos Amaral é Jornalista, Consultor de Empresas, e Influencer. CEO do Blog do JOÃO CARLOS AMARAL, Minas Gerais, com destaque no Jornalismo Político e Empresarial. Foi Jornalista dos Diários Associados por 4 anos, atuou na área de Política e Economia da Rede Globo por 20 anos, e foi Editor e Âncora da TV da ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais por 10 anos. Autor

Compartilhe esse artigo: