Tianducheng, em Hangzhou, província de Zhejiang, é conhecida como a “Paris da China”. A cidade foi feita para imitar o charme da capital francesa, com avenidas largas estilo Haussmann, prédios neoclássicos e praças planejadas, reproduzindo o jeitinho parisiense de se organizar a cidade.
O destaque vai para a réplica da Torre Eiffel, com 108 metros de altura, que virou símbolo do lugar. Os prédios alinhados e com fachadas típicas do século XIX dão a sensação de estar em Paris, enquanto os jardins e ruas bem planejadas completam a experiência.
Começada em 2007, Tianducheng foi planejada pra abrigar até 100 mil pessoas, mas no começo quase não tinha moradores e chegou a ser chamada de “cidade fantasma”. Em 2013, só tinha cerca de 2 mil habitantes. Desde então, a cidade foi crescendo e em 2017, cerca de 30 mil pessoas já viviam na cidade, atraídas por casas mais baratas e proximidade com Hangzhou.
O acesso a cidade também melhorou com a abertura da estação Huangheshan do metrô de Hangzhou, em 2022, e ajudou no crescimento. Hoje, ela é um ponto de interesse para turistas, fotógrafos, e casais atrás de cenários românticos inspirados em Paris.
Que tal sentir o charme de Paris, com arroz frito no lugar de croissant?



