
Que maravilha! Vamos ter um restante de primeiro semestre eletrizante para os fãs do futebol e uma fartura de craques em campo. Dezenas deles.
Já está em andamento o Brasileirão, ainda em suas primeiras rodadas, mas recheado de muitos astros da bola. Está próximo também o início da Copa Libertadores, maior competição da América do Sul. Começa no mês que vem.
Para completar o menu de atrações à disposição do torcedor, a Europa vai nos proporcionar, a partir da terça-feira de Carnaval (dia 17), o começo das fases que levam à decisão da maior competição de futebol do mundo, a Liga dos Campeões (Champions League 2025/2026), em final que ocorrerá no dia 30 de maio, no Puskás Arena, em Budapeste, capital da Hungria.
O formidável nisso tudo é que o desfile de grandes clubes da América do Sul e da Europa, nos quais atuam os maiores astros do futebol mundial, vai culminar com o encontro de uma fartura desses ases da bola em suas seleções nacionais, na competição que é o apogeu do futebol: a Copa do Mundo. Ela começa no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México (a Copa será disputada nos EUA, Canadá e México).
O problema é que, para acompanhar tamanho show de futebol e conforme já analisado aqui em coluna anterior, a torcedor terá que ter paciência para procurar os canais de TV que irão mostrar todo este show de bola.
Na Champions, no novo sistema de disputam, há uma curiosidade: dos oito clubes que se classificaram diretamente para as oitavas de final, cinco são da Inglaterra: Arsenal, Liverpool, Tottenham, Chelsea e Manchester City. Uma demonstração do poderio atual do futebol inglês. Os outros três são: Bayer de Munique (Alemanha), Barcelona (Espanha) e Sporting (Portugal),
Esses oito clubes previamente classificados ficam esperando os outros oito que vão surgir dos playoffs (uma espécie de repescagem) que começam, então, já na terça-feira de Carnaval, dia 17, prosseguem no dia 18 (em jogos de ida), e nos dias 24 e 25 próximos (jogos de volta), quando saem os classificados.
Nestes playoffs de oito confrontos (16 clubes), há dois jogos (dia 17 próximo) que chamam especial atenção pois envolvem dois gigantes europeus que não se deram bem nas etapas classificatórias.
Um deles é o PSG, do treinador Luís Enrique e de craques como Denbelé, Hakimi, Vitinha, Fábian Ruiz e João Neves (o time foi campeão da Copa Intercontinental em cima do Flamengo, em dezembro passado, em Doha, Qatar).
Pois o forte PSG, campeão da temporada anterior, terá que tentar conseguir sua vaga às oitavas em duas partidas contra o Mônaco, com a primeira no dia 17, em Mônaco, e a volta dia 25, em Paris. Espetáculo imperdível.
Já o poderoso e campeoníssimo Real Madrid – clube mais vitorioso da história do futebol europeu – que possui estrelas como Vini Jr., Mbappé, Bellingham, Rodrigo, Valverde, entre outros, só poderá sonhar com o 16º título do continente se passar pelo Benfica, de Portugal. Primeiro jogo no dia 17 próximo, em Lisboa, e a volta dia 25, em Madrid. Também imperdível.
É assim que o futebol, com emoções que se multiplicam por aqui e pela Europa, vai ficar à espera do seu climax, a Copa do Mundo.
Erasmo Angelo é Jornalista, formado em História e Geografia pela PUC/MG. Foi Redator e Colunista do Jornal Estado de Minas dos Diários Associados, e do Jornal dos Sports/Edição MG, cobrindo o futebol e esportes no Brasil e no Exterior, em Campeonatos Mundiais de Futebol e em Olimpíadas. Atuou destacadamente na TV e na Rádio, na TV Itacolomi, TV Alterosa, Rádio Itatiaia, Rádio Guarani e Rádio Mineira. Foi Presidente da ADEMG – Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais, na administração do Mineirão e do Mineirinho. Foi Editor da Revista do Cruzeiro. Autor



