Resistência jurídica a Trump Trump x The New York Times

O sistema judicial dos Estados Unidos é descentralizado, possibilitando núcleos de resistência a Trump. [...]

O sistema judicial dos Estados Unidos é descentralizado, possibilitando núcleos de resistência a Trump.

O caso entre Trump e o The New York Times é um bom exemplo de como funciona o sistema judicial norte-americano.

Trump entrou com uma ação de indenização de US$ 15 bilhões contra o NYT, alegando que o jornal teria prejudicado sua imagem por meio de artigos que tratam de sua vida financeira e reputação ligada ao filme O Aprendiz. No entanto, o processo foi rejeitado pelo Juiz Federal Steven Merryday, da Flórida.

O ponto central da decisão não foi apenas o conteúdo das acusações, mas também a forma como a ação foi apresentada. O documento tinha 85 páginas, quando, pelas regras processuais federais, uma queixa deve ser curta, objetiva e fundamentada. Segundo o Juiz, o texto estava repleto de trechos desnecessários, com argumentos mais próximos a discursos políticos do que de alegações jurídicas. Steven Merryday afirmou que uma ação judicial não pode ser usada como “megafone de relações públicas”, ou como um espaço para autopromoção. Trump tem 28 dias para recorrer ou reapresentar o caso.

O processo de Trump contra o NYT revela muito sobre o momento atual da sociedade americana: polarização política; debates sobre a função da mídia; tensão entre o discurso público e o processo judicial; e a tentativa de figuras públicas de moldar narrativas por meio de estratégias legais.

A ver a sequência dessas ações.

*Texto editado pela Editoria do site com a ajuda do ChatGPT