
Philip Kotler, Professor da Kellogg School of Management da Northwestern University em Chicago, formulador da Teoria dos 4 P’s no Marketing, Product, Price, Place e Promotion (Produto, Preço, Localização ou Distribuição, e Promoção e Publicidade), as quatro variáveis que definem a venda e chances de um produto, Kotler hoje com 93 anos de idade, lançou seu último livro recentemente em 2020, “H2H Marketing: Case Studies on Human-to-Human Marketing”.
Pensar em Marketing, hoje, em um mundo digitalizado, onde a informação flui continuamente e proveniente das mais diversas formas organizacionais e fontes individuais, onde a concorrência é mais do que diversificada sempre com alternativas, atrativas, na sua porta, onde não há espaço (ou muito pouco espaço) para erros, é pensar e atuar nas relações que devem ser criadas e estabelecidas com as pessoas; é considerar, estrategicamente, como a empresa deve se envolver com as pessoas e com as comunidades, reflexo de nossas ações, na solução contínua in time de nossos problemas, e o envolvimento emocional completo entre as partes que se interagem. Isto faz a Marca.
A máxima é a seguinte. Tanto na relação entre empresas, na relação entre as empresas e seus clientes, assim como nas relações societárias, “a experiência tem que ser agradável”.
Isto é, hoje, o que faz a diferença no mercado, das empresas que vão para frente, e as que não vão. Harmonia, eficiência e cuidado são as variáveis determinantes.
Devemos a Kotler o desenho do pensar, no Marketing, daquilo que é significativo de hoje para o amanhã, de todos nós.
Ricardo Guedes é Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago e Autor