“No Kings”

É estimado que cerca de 7 milhões de pessoas participaram dos protestos “No Kings” neste sábado 18 de outubro, em cerca de 2.500 cidades nos 50 estados dos Estados Unidos.[...]

É atribuído a Benjamin Franklin durante a Revolução Americana, ao ser perguntado se os Estados Unidos seriam uma República ou Monarquia, ter respondido: “A Republic, if you can keep it”! O movimento “No Kings” manifesta-se contra o exercício do Executivo além dos termos da Lei, com as suas 27 Amendments da Constituição Americana. Modernamente, “No Kings” expressa a anteposição a qualquer forma do que possa vir a ser considerado como um estado de exceção, ou ditatura, na reafirmação dos valores básicos americanos.

É estimado que cerca de 7 milhões de pessoas participaram dos protestos “No Kings” neste sábado 18 de outubro, em cerca de 2.500 cidades nos 50 estados dos Estados Unidos.

Em Chicago, em uma das maiores manifestações do país, participaram cerca de 250 mil pessoas, 100 mil em Nova Iorque. Chicago, dentre as grandes cidades dos Estados Unidos, é possivelmente a cidade mais próxima dos ideais dos “Pais da Nação”, da liberdade e do mercado, caracterizada pelos movimentos de defesa dos direitos civis. O Departamento de Economia da Universidade de Chicago, por exemplo, é o departamento que mais se fundamenta no pensamento do liberalismo econômico no país.

Adicionalmente, Chicago, tradicionalmente Democrata, sente-se incomodada com a presença de tropas da Guarda Nacional sediadas no Texas, na memória, ainda que longínqua, da ida Guerra Civil Americana.