Uma experiência sensorial para enganar o cérebro e impedir o sono no maior túnel do mundo

Para reduzir a monotonia e o risco de fadiga dos motoristas, o túnel foi projetado em quatro seções separadas por [...]

O Túnel de Lærdal, na Noruega, detém o título de maior túnel rodoviário do mundo, com 24,5 km de extensão. Inaugurado em 2000, ele faz parte da estrada europeia E16, que liga Oslo a Bergen sem a necessidade de balsas ou travessias de montanha no inverno.

Para reduzir a monotonia e o risco de fadiga dos motoristas, o túnel foi projetado em quatro seções separadas por três cavernas iluminadas com luzes azuis e amarelas, simulando o nascer do sol. O túnel possui um sistema avançado de ventilação e purificação do ar, capaz de filtrar partículas e dióxido de nitrogênio, garantindo mais segurança e conforto aos motoristas, além de sinalizar a cada quilômetro a distância percorrida e a restante até a saída.

A construção começou em 1995 e levou cinco anos, com custo aproximado de 1,08 bilhão de coroas norueguesas (cerca de 113 milhões de dólares). Foram removidos mais de 2,5 milhões de metros cúbicos de rocha.

Embora mantenha o título de maior túnel rodoviário atualmente, o Túnel Rogfast, em construção também na Noruega, deve superá-lo em extensão, alcançando cerca de 26,5 km. Ele será o maior túnel submerso do mundo e também o mais profundo, atingindo quase 400 metros abaixo do nível do mar. A inauguração está prevista para 2033.

Compartilhe esse artigo: